Clima Organizacional: A visão de um novo tempo

Durante anos a única preocupação de grandes empresas era a produtividade absoluta que tinha por objetivo o seu crescimento no mercado de trabalho. Não existia em seu meio a preocupação com o bem estar de seus funcionários, fato que muitas vezes levava à renúncia de cargos por pessoas que preferiam cuidar de si mesmas e de sua saúde mental por se sentirem sobrecarregadas e partes não integrantes do sistema que geria a empresa.

Por volta de 1927, Elton Mayo conduziu, em uma fábrica, um experimento, que ficou conhecido como “Experimento Hawthorne”, onde constatou que quando um ambiente é modificado, seja em suas configurações físicas (como disposição de móveis, área de descanso, decoração) ou em quaisquer outras configurações (como aumento de carga horária), há no meio de trabalho mudanças emocionais e comportamentais que podem impactar diretamente em quesitos como produtividade e desempenho dos trabalhadores, seja de forma positiva ou negativa. Depois de seus estudos vários outros trabalhos vieram com o intuito de descobrir o que fazia um ambiente se tornar melhor e mais produtivo e o que poderia alavancar a motivação dos trabalhadores para se sentirem pertencidos ao trabalho. Foi através desses estudos que surgiu o conceito de Clima Organizacional.

  Mas afinal, o que é clima organizacional? Existem vários conceitos de diversos estudiosos de diferentes épocas e lugares no mundo acerca do tema, porém o mais comum de se ouvir é que o Clima Organizacional é um indicador de satisfação conjunta dos membros de uma corporação em relação a diferentes aspectos de sua cultura organizacional, ou seja, suas normas, rotinas e métodos. A partir desse conceito é possível entender como os integrantes de uma empresa se sentem em relação à mesma, tal como quais são suas motivações, pontos de melhorias, nível de satisfação, sentimento de pertencimento, entre outros fatores, como um indicador de ânimo individual e geral dos trabalhadores.

  Visando um bom desempenho empresarial, muitos se perguntam como é possível se medir o clima organizacional e o que deve ser feito para descobrir se sua empresa possui ou não um clima que agrade seus trabalhadores e os impulsionam realizar um trabalho de forma satisfatória. Não há uma fórmula mágica ou nem mesmo uma receita para tal, já que cada empresa possui um clima organizacional único. Porém, uma ferramenta muito utilizada para mensurar o nível de satisfação dos membros é a Pesquisa de Clima Organizacional, conhecida também como PCO.

  A PCO consiste no monitoramento estratégico de fatores que visam identificar tudo o que pode estar gerando desarmonia e insatisfação por parte dos membros, podendo ser feita através de uma série de perguntas enviadas aos integrantes da empresa e respondidas de forma anônima de forma que os membros tenham maior autonomia para expor seus pontos de vista sobre o clima na empresa, sem se sentirem pressionados.

A partir da análise das respostas da PCO é possível traçar planos de ação para tornar o ambiente empresarial mais saudável para os seus colaboradores, de modo a atender as necessidades da organização. Uma empresa com um bom clima organizacional tem membros mais motivados  que exercem melhor suas demandas.

 É conveniente para toda e qualquer empresa manter um clima organizacional satisfatório. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, 30% dos trabalhadores ocupados possuíam algum tipo de transtorno mental comum, sendo responsáveis por prejuízos gigantescos para a economia global. A falta de atenção com o clima organizacional pode desencadear resultados catastróficos para a produtividade da empresa, o alcance de metas e objetivos e, principalmente, para o trabalhador, que é a parte mais afetada quando não há harmonia no local de trabalho.

Para alcançar um bom clima organizacional é imprescindível a existência de uma liderança centrada e equilibrada. Cabe às lideranças guiar aqueles nos quais são responsáveis para promover uma melhora tanto pessoal como da equipe. Isso pode ser feito através de feedbacks constantes, de forma a desenvolver os colaboradores, motivar aquilo que tem sido bem feio dentro da organização e aprimorar suas dificuldades. Além disso, é importante que se tenha momentos de integração entre a equipe, visando maior interação, transparência e um ambiente comunicativo.

Podemos dizer então que um bom clima organizacional traz para a organização reconhecimento, visibilidade e poder de escolha em momentos de recrutamento, pois muitos dos profissionais com experiência e bagagem no mercado buscam por lugares que sejam agradáveis de trabalhar e que motive sua equipe a alcançar sempre os melhores resultados.

Portanto, quando uma empresa ou qualquer outro tipo de organização desenvolve e incentiva um bom clima organizacional à uma estrutura forte e saudável que instigue os trabalhadores a se empenharem em seus afazeres, frutos como o desenvolvimento de tarefas, alta produtividade e entregas de qualidade virão com facilidade para o meio de trabalho. É importante frisar que as organizações devem tomar todos os devidos cuidados para manter os funcionários sempre saudáveis e felizes, investindo sempre na qualidade de vida no trabalho, não apenas com o intuito de se alcançar melhores resultados, mas principalmente porque são as pessoas que movem o mundo e, consequentemente, as organizações.

 

Escrito por: Mikaella Barbara, Julia Carla, Diego, Caroline Conceição e Caroline Marinho

Bibliografia: 

A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NAS EMPRESAS E NAS PESSOAS

Saúde Mental no ambiente de trabalho

Conceito de Clima Organizacional: O que você precisa saber

Pesquisa de Clima Organizacional: o que é e como fazer?

Guia completo do Clima Organizacional

Clima organizacional: uma revisão histórica do construto

Conceito de clima organizacional: TUDO sobre o assunto

Clima Organizacional: entenda sua importância

Qual o papel do líder para realizar uma boa gestão de equipe?

 

 

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