Novo Diretor-Geral da Polícia Federal: quem é Rolando Alexandre de Souza, nomeado para a direção geral da Polícia Federal

 

 

Foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (4), a nomeação de Rolando Alexandre de Souza para o cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal. O termo de posse foi assinado uma hora após a publicação da nomeação sem cobertura da imprensa, no gabinete do Presidente da República. 

Rolando Alexandre, indicado por Alexandre Ramagem, ocupava o cargo de Secretário de Planejamento e Gestão na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), desde setembro de 2019. Ele foi nomeado cinco dias após a suspensão da nomeação de Alexandre Ramagem para o cargo pelo  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, fato ocorrido após os desdobramentos da exoneração de Maurício Valeixo.

Quem é Rolando Alexandre de Souza

 

rolando

 

Rolando Alexandre de Souza era o Secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Investigação (Abin). Rolando é próximo de Ramagem, Diretor-Geral da Abin, de quem é considerado “braço direito”.

Em setembro de 2019 recebeu o convite de Ramagem para assumir o cargo de Secretário de Planejamento e Gestão da Abin. Antes disso, Souza trabalhou como superintendente da Polícia Federal em Alagoas entre o período de 2018 e 2019. Além de Secretário da Agência, ele também é delegado da Polícia Federal. 

Na Polícia Federal, Souza foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência em Rondônia. 

Ele já atuou como Professor da Academia Nacional de Polícia, ademais de ter sido: ex-Chefe Substituto da Divisão de Combate a Crimes Financeiros da Polícia Federal, ex-Corregedor Regional da Polícia Federal em Rondônia, ex-Chefe do Núcleo de Operações da Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia e ex-Agente da Polícia Federal.

 Tendo em vista a importância dos recentes acontecimentos do governo Bolsonaro, a Strategos elaborou essa amostra acerca do que foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União sobre o cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal e um breve perfil do novo nome. A amostra tem como base dois produtos que fazem parte do portfólio da empresa: o Acompanhamento do Executivo e o Perfil de Autoridades.

No Acompanhamento do Executivo ocorre o mapeamento e acompanhamento de matérias de interesse que são publicadas diariamente no Diário Oficial da União. Com isso, o cliente fica a par de audiências públicas e licitações que o interessam, além das principais mudanças e transformações na administração pública (como a nomeação do novo Diretor – Geral da Polícia Federal). Esse produto é de grande impacto no mercado, tendo em vista alterações recorrentes na legislação federal e os impactos que elas causam para diversos setores, tanto públicos, quanto privados. 

O produto de Perfil de Autoridade, por sua vez, visa coletar informações a respeito da vida pessoal e profissional da autoridade – como partido político, cargo que desempenha, período de trabalho em cargos públicos, entre outros exemplos-, buscando aumentar o conhecimento que o cliente possui a respeito da mesma.

 

Escrito por: Débora Carvalho, Ingrid Oliveira, Sílvia Suassuna

 

Fontes:

Bolsonaro nomeia delegado Rolano de Souza para comando da Polícia Federal

Novo diretor da Polícia Federal é subordinado de Ramagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: