O impacto do coronavírus no âmbito econômico e político do Brasil

A quantidade de brasileiros infectados pelo coronavírus (COVID-19) aumentou nos últimos dias, totalizando mais de 900 casos confirmados no país até o momento. Apesar do dado ser pouco expressivo ao comparar com o número de cidadãos do Brasil (aproximadamente 216 milhões), a taxa de contágio pode crescer descontroladamente nas próximas semanas, comprometendo a saúde da população, principalmente daqueles que fazem parte do grupo de risco, tais como idosos, diabéticos, asmáticos e doentes cardíacos.

Além disso, a crise pandêmica do coronavírus tem causado grande impacto em diferentes camadas da sociedade brasileira, afetando o PIB, as negociações internacionais, o processo de tomadas de decisões e a realização de trabalhos formais e informais, o que estimula o desemprego e prejudica empresas e profissionais autônomos.

A Itália enfrenta o pior cenário da pandemia, ultrapassando 30 mil casos confirmados de infectados e 2500 mortes causadas pelo coronavírus. Especialistas afirmam que eles demoraram para tomar atitude em relação à crise, portanto, diversos países (incluindo o Brasil) criaram estratégias antecipadas para evitar a mesma conjuntura dos italianos.

Em consequência disso, diferentes medidas para conter o avanço do coronavírus no Brasil foram implementadas nos estados e municípios brasileiros. Dentre elas, pode-se destacar a suspensão provisória de aulas em redes de ensino público e privado em diferentes localidades, o monitoramento contínuo de casos suspeitos e confirmados de pessoas infectadas e, além disso, o cancelamento de eventos que costumam aglomerar ambientes, tais como shows e alguns eventos esportivos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou na tarde desta segunda-feira (16) as novas estratégias criadas pelo ministério para amenizar o prejuízo econômico causado pela crise do coronavírus no Brasil. Segundo ele, o governo disponibilizará R$ 147,3 bilhões em medidas de estímulo econômico durante a pandemia, prometendo investir em recursos para garantir a manutenção de empregos e auxiliar os idosos (grupo de risco).

De acordo com o economista Pedro Garcia, a manutenção do emprego e salário são formas de amenizar a incerteza de mercado, o que pode diminuir o impacto negativo do PIB atual do Brasil e garantir contratos.

Na esfera política, o senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), presidente do Congresso Nacional, e o deputado federal Rodrigo Maia (DEM/RJ), presidente da Câmara dos Deputados, avaliam novas medidas para a manutenção das atividades das Casas após confirmação do contágio pelo coronavírus do senador Nelsinho Trad (PSD/MS), do deputado federal Cezinha de Madureira (PSD/SP) e do próprio Alcolumbre.

Por ora, medidas de segurança foram tomadas por eles, tais como a suspensão das visitações públicas das duas Casas e de eventos coletivos que não estejam diretamente relacionados às atividades legislativas dos plenários e das comissões. Contudo, Maia informou em entrevista que tecnologias estão sendo desenvolvidas para que as deliberações e votações do Congresso Nacional possam acontecer por meio de aplicativos durante a crise, utilizando vídeos e áudios em um sistema dinâmico.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) também apresentou medidas de segurança para os próximos dias. Dentre as mudanças apresentadas, pode-se destacar a implementação do serviço de teletrabalho para os servidores que pertencem ao grupo de risco do coronavírus (idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas).

O agravamento da pandemia pode comprometer a execução de todas as tarefas destinadas ao Poder Legislativo, que são legislar (criar leis), fiscalizar (instaurar comissões parlamentares de inquérito e realizar denúncias), julgar impeachment e administrar os serviços internos das Casas, prejudicando o funcionamento da democracia representativa brasileira.

As esferas legislativas

Existem quatro esferas de atuação do Poder Legislativo, são elas:

  • Poder Legislativo Distrital (exceção)
  • Poder Legislativo Municipal
  • Poder Legislativo Estadual
  • Poder Legislativo Federal

Entenda a diferença entre eles no infográfico abaixo:

poder legislativo (4)

Conclusão

Pandemias costumam afetar as principais áreas da sociedade, tais como a cultura, economia, saúde, segurança pública e política. A crise do coronavírus não está sendo diferente do padrão. Por conta disso, o Brasil precisa investir em medidas estratégicas para solucionar os problemas antes que a conjuntura do país seja agravada.

As assembleias legislativas e as câmaras municipais devem se inspirar na tática proposta por Maia de usar aplicativos durante as sessões e reuniões, uma vez que o funcionamento pleno das esferas legislativas em todos os níveis é indispensável para a manutenção da democracia representativa do Brasil.

No âmbito econômico, é importante que o Ministério da Economia tenha êxito nas medidas emergenciais de conservação de emprego da população brasileira. Caso isso não ocorra, o PIB do Brasil sofrerá ainda mais consequências, afastando investidores internacionais.

No entanto, ainda é muito cedo para diagnosticar a dimensão do impacto negativo da pandemia do coronavírus no Brasil, tendo em vista que a crise ainda não atingiu o ápice. Portanto, estudos científicos e análises econômicas e políticas precisam ser feitos constantemente para a criação de bons planos estratégicos.

Feito por: Cláudio Py

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: